Histerectomia na endometriose 

A endometriose é uma condição inflamatória crônica, em que o tecido da camada interna do útero, o endométrio, “cresce fora dele”.

A histerectomia é a cirurgia para a retirada do útero. É a cirurgia mais comum realizada pelas mulheres e pode ser classificada em total ou subtotal. A técnica total consiste na retirada do corpo e colo do útero. Já na subtotal, o colo do útero é mantido. A histerectomia pode ser indicada em casos de tratamento de miomas, adenomiose, sangramento uterino anormal, dor pélvica, prolapso de órgãos pélvicos, câncer de colo de útero e endométrio em estágios

 

 

Entretanto, o que muitas mulheres não sabem é que a retirada do útero ou histerectomia não é o tratamento definitivo para endometriose. 

Já que a endometriose é a implantação e inflamação do tecido que se desenvolve fora do útero, a histerectomia nem sempre irá tratar e melhorar as dores da endometriose.

A cirurgia de endometriose é realizada através de videolaparoscopia ou cirurgia robótica e consiste em desfazer as aderências entre as estruturas e órgãos pélvicos causadas pela doença, reestabelecer a anatomia e retirar lesões em forma de nódulos e espessamentos. 

A histerectomia pode ser indicada em pacientes submetidas a cirurgia de endometriose, quando a mulher já tem prole constituída, não deseja mais engravidar, e tem a presença de miomas uterino, adenomiose ou grandes lesões com infiltração dos ligamentos que o sustentam na pelve.

Ficou interessada no assunto? Acompanha por aqui e deixa um comentário.

Se você tem endometriose ou costuma ter cólicas intensas que prejudicam o seu dia-a-dia, procure um especialista em endometriose e histerectomia laparoscópica. Você merece um diagnóstico e tratamento adequado.



Comentários0

Seja o primeiro a comentar!


Pergunte para a Dra. Carolina Lemos

Preencha este campo.
Obs: Não divulgaremos seu e-mail.
Preencha este campo.
Preencha este campo.