Histeroscopia: o que é? Quando fazer e como se preparar?

Histeroscopia é a técnica que permite a visualização do interior do útero através de uma câmera que percorre a vagina, colo do útero até adentrar a cavidade endometrial.

A histeroscopia pode ser apenas diagnóstica, fazendo uma análise descritiva dos achados do canal cervical e cavidade uterina.

Dizemos que a histeroscopia é cirúrgica quando há o tratamento ou remoção de patologias ou lesões da cavidade uterina ou do canal endocervical, como pólipos, miomas, retirada de dispositivos intrauterinos (DIU), desfazer aderências e septos uterinos.

A visão da histeroscopia é prejudicada pelo sangramento uterino e por isso deve ser evitada no período menstrual ou em vigência de sangramentos de forte intensidade. Caso a mulher esteja no menácme, ou seja, durante o período da vida em que há mudanças hormonais no ciclo menstrual, o ideal é fazer na chamada fase proliferativa, assim que terminar a menstruação. Nessa fase, a camada que reveste a parte interna do útero, o endométrio, está mais fino, facilitando a avaliação de formações ou lesões dentro na cavidade uterina. Nessa fase o orifício interno do colo do útero está também mais hipotônico, facilitando a introdução do histeroscópio.

Nos caso em que a paciente não esteja menstruando, seja por algum fator hormonal ou pelo uso de anticoncepcionais contínuos, DIUs hormonais (Mirena e Kyleena) ou implantes de etonogestrel (Implanon), não há a preocupação da fase do ciclo a ser realizado o exame.

Na menopausa, o endométrio da mulher não sofre com variações hormonais, podendo ser feito também a qualquer momento.

 

Histeroscopia Ambulatorial

Para a realização do exame, quando feito no consultório, é aconselhável que leve à consulta um exame de ultrassom transvaginal atualizado e um exame de gravidez negativo. Aconselhamos o uso de um analgésico oral de 15-30 minutos antes do procedimento. 

 

 

Histeroscopia Cirúrgica

Em casos de realização da histeroscopia hospitalar, com anestesia, é necessário um jejum de 8 horas, levar os exames pré-operatórios solicitados, retirar acessórios, joias, piercings, cílios e unhas postiças. A paciente deverá estar com acompanhante, pois receberá anestesia. E a alta costuma ser programada para o mesmo dia do procedimento.

 

 

Gostou de saber mais sobre a histeroscopia? Escreve aqui nos comentários.

Se você possui indicação de realizar uma histeroscopia diagnóstica ou histeroscopia cirúrgica, procure um médico especialista no assunto. Entenda sobre a indicação, como é realizado o procedimento, seus riscos e como é a sua recuperação. 

 



Comentários0

Seja o primeiro a comentar!


Pergunte para a Dra. Carolina Lemos

Preencha este campo.
Obs: Não divulgaremos seu e-mail.
Preencha este campo.
Preencha este campo.