Verruga Genital
O HPV é um vírus transmitido por contato. Seu contágio em região anogenital é considerada a infecção sexualmente transmitida mais comum. Existem mais de 200 genótipos de HPV e podem ser divididos de acordo com o potencial oncogênico (risco de causar câncer) em alto risco e baixo risco. Os HPVs de alto risco oncogênicos são responsáveis por 97% dos casos de câncer de colo de útero nas mulheres.
O tipo de HPV 6 e 11 estão associados às verrugas genitais e são de baixo risco oncogênico.
Verrugas genitais podem surgir em qualquer parte íntima, como na vulva, virilha, grandes e pequenos lábios, próximo ao ânus. Nem toda verruga é HPV. Várias são as causas de verrugas genitais: pólipos fibroepiteliais, ceratose seborreica, grânulos de Fordyce, HPV, entre outros. Verrugas vaginais são diferentes e podem ter outras origens.
As verrugas do HPV são também chamadas de condiloma acuminado. Elas podem ser achatadas ou elevadas, de superfície irregular com várias “verrugas” pequenas. Podem ser escuras ou mais claras, únicas ou múltiplas. Quando não tratadas costumam ir crescendo de tamanho e quantidade.
O diagnóstico do condiloma acuminado é clínico, através da caracterização das lesões. Caso haja dúvida diagnóstica, uma biópsia deve ser realizada.
As verrugas de HPV não costumam causar nenhum sintoma. As vezes causam coceira e geralmente não doem. Entretanto, ao longo dos anos podem ir crescendo de tamanho causando um efeito estético ruim, impactando na autoestima da mulher e favorecendo a transmissão sexual.

Verruga Genital Feminina
Condiloma Acuminado o que é?
Condiloma acuminado são verrugas genitais causadas por HPV. Recebe esse nome pela aparência de “crista de galo”, com uma superfície irregular.
Como saber quando eu peguei HPV?
Após o diagnóstico de verrugas causadas por HPV, as mulheres ficam se perguntando como adquiriram a doença, quando e com quem?
O que sabemos é que a transmissão do HPV é via contato direto, sendo considerada uma infecção sexualmente transmissível. Após a infecção, o vírus HPV pode ficar em estado latente durante anos e o surgimento das verrugas só aparecer anos após a transmissão. Logo, é difícil dizer quando e com quem ocorreu.
É importante entender que o diagnóstico de verrugas genitais pelo HPV não significa que houve prática sexual extraconjugal por parte do parceiro. Já que a infecção subclínica, ou seja, sem causar nenhum sinal ou sintoma, pode durar anos.
Posso ter HPV mesmo usando camisinha?
O uso de preservativo oferece certa proteção contra o HPV. Entretanto, em áreas descobertas pelo preservativo, a transmissão pode acontecer.
Tratamento para verrugas genitais por HPV
O tratamento das verrugas genitais causadas por HPV tem objetivo estético ao eliminar as lesões; melhora de sintomas como coceira; impedir sua progressão e prevenir a transmissão para parceiros sexuais. Cerca de 20-30% dos casos podem regredir espontaneamente, sem a necessidade de remédios ou tratamentos.
Os tratamentos disponíveis atuam nas lesões verrucosas e nem sempre o vírus do HPV é eliminado. Portanto, é importante saber que a recorrência é comum e as verrugas podem voltar a crescer nos mesmos lugares ou em lugares diferentes.
A chance de recorrência aumenta em casos de lesões extensas e de acordo com o estado imunológico da mulher. Os tratamentos podem ser longos, devido a recorrência. A maioria das verrugas genitais femininas conseguem ser eliminadas em até dois anos.
Tratamento químico
-
Ácido tricloroacético
-
Podofilotoxina
-
Podofilina
-
5-Fluorouracil
-
Imiquimode
Tratamento ablativo
-
Eletrocirurgia
-
Cirurgia a Laser
-
Eletroexcisão
-
Crioterapia
Imunoterapia
-
Interferons
-
Retinoide
Laser para tratamento de verrugas genitais
O uso de laser de CO2 ou laser Erbium YAG promovem a ablação, ou seja, a destruição do tecido verrucoso. O laser é formado por partículas de luz emitidas em forma de feixe e seu efeito térmico no tecido tem efeito preciso, não causando dano tecidual adjacente. Pela sua precisão também é possível obter uma profundidade adequada para tratar apenas a lesão, proporcionando uma melhor cicatrização e melhor efeito estético após o procedimento.
O uso do equipamento do laser requer treinamento médico específico e equipamento especializado.
Após o procedimento é importante manter o cuidado de higiene vulvar com soluções bactericidas para prevenir infecção superficial.
Vacina
A vacina para HPV protege contra a infecção pelo HPV e previne doenças ocasionadas ao vírus, como o câncer de colo de útero e verrugas anogenitais.
Existem mais de 200 tipos de HPV e atualmente no Brasil temos disponível as vacinas quadrivalente e nonavalente, que protegem contra quatro e nove tipos de HPV, respectivamente.
Ambas as vacinas contemplam os tipos de HPV 6 e 11, principais responsáveis pelo aparecimento das verrugas genitais. Sua eficácia é de 90-100% em relação ao aparecimento das verrugas.
A vacina para HPV está indicada para homens e mulheres entre 9 e 45 anos e deve ser aplicada de preferência antes do início da vida sexual.
No Brasil, a vacina nonavalente está disponível no particular e a vacina quadrivalente está disponível no SUS para meninos e meninas entre 9 e 14 anos; pessoas transplantadas; pacientes oncológicos em uso de quimioterapia e radioterapia; pessoas vivendo com HIV/Aids e vítimas de violência sexual.
Se você quer saber mais sobre o tratamento para HPV, agende uma consulta com a Dra. Carolina Lemos, ginecologista especialista em doenças genitais femininas em São Paulo – SP.
DRA CAROLINA LEMOS
Ginecologista em São Paulo - SP
Dra. Carolina Lemos é uma ginecologista e obstetra que valoriza confiança e informação. Sua abordagem leve e acolhedora transforma consultas em ambientes agradáveis. Especialista em cirurgia minimamente invasiva, foca em cuidados personalizados para a saúde feminina.
CRM SP 204509 - RQE 108607
Agende sua ConsultaCONHEÇA OUTRAS ESPECIALIDADES
Explore as demais especialidades da Dra. Carolina Lemos.
Cirurgia de Cisto no Ovário: Ooforectomia e Ooforoplastia
Tipos de cisto e tumores de ovário e suas indicações cirúrgicas.
Tratamento com Especialista em Endometriose
Conheça os Sintomas, Tratamento e Cirurgia de Endometriose
Consulta Ginecológica de Rotina
A consulta ginecológica envolve a saúde e bem-estar da mulher. Entenda o que deve fazer parte do check up ginecológico.
Histerectomia Laparoscópica em São Paulo
Conheça mais sobre a cirurgia de histerectomia, indicações e a videolaparoscopia ginecológica
Miomectomias e tratamento para mioma uterino
Entenda sobre a miomectomia e outras opções de tratamento
Histeroscopia Cirúrgica em São Paulo
Saiba como é feito e para que serve a histeroscopia cirúrgica!
Tratamento para Pólipo Uterino
Conheça os Sintomas, Tratamento e Cirurgia de Pólipos Uterinos
Implante ou Chip Anticoncepcional
Conheça as indicações, como funciona e efeitos colaterais
Inserção de DIU
Conheça mais sobre os DIUs hormonais e de cobre. Veja como é o processo de inserção.
Laser Íntimo em São Paulo
Conheça mais sobre o laser íntimo e vaginal.
Tratamento para HPV e Verrugas Genitais
Saiba mais sobre o tratamento para verrugas genitais por HPV.