Implante Anticoncepcional de Eto no ges trel
O dia a dia da mulher atual requer praticidade. Dentro de uma rotina de trabalho, lazer e responsabilidades, a facilidade de um método contraceptivo que garante proteção a longo prazo, com uma única inserção, se torna uma ferramenta relevante. E, ainda, para as que não desejam engravidar ou querem ter o controle de decidir quando e como querem entrar no mundo da maternidade, os implantes contraceptivos ou implantes anticoncepcionais se tornam essenciais.
O implante de Eto no ges trel consiste em um pequeno bastão de plástico, flexível, com 4 cm de comprimento e 2 mm de diâmetro. É composto por 68 mg da substância ativa Eto no ges trel, que é uma progesterona derivada da 19- Nortestosterona.
Atualmente é o contraceptivo mais eficaz que existe, sendo a sua eficácia semelhante a da laqueadura tubária e vasectomia.

Implante Anticoncepcional Eto no ges trel
Chip Anticoncepcional X Chips da Beleza
O chip anticoncepcional é diferente dos tão falados chips da beleza! Os chips anticoncepcionais são compostos apenas por progesterona, comercializados aqui no Brasil como Im pla non NXT, regulamentados pela Anvisa e tem como principal finalidade a contracepção, por isso é popularmente conhecido como “chip para não engravidar”.
Já os chips da beleza, são implantes manipulados, que podem conter diversos hormônios em sua constituição e que tem outras finalidades além da contracepção. Ficaram conhecidos como chips da beleza por possuírem hormônios androgênicos que ajudam no emagrecimento e ganho de massa muscular.
Como Colocar Implante Anticoncepcional?
O primeiro passo é ser avaliado em uma consulta ginecológica e conferir se há alguma contraindicação para você em relação ao método. Por se tratar de um implante só de progesterona, existem menos contraindicações do que para métodos de progesterona e estrogênio, e incluem hipertensão arterial não controlada, história atual de trombose, tumor hepático, câncer de mama.
Não sendo identificado contraindicações para a paciente, o implante já pode ser inserido. Necessário apenas uma comprovação de que a mulher não está gestante, como um exame de BHCG ou até o fato de ela estar no período menstrual.
A sua inserção é de fácil aplicação, sendo feita no consultório com anestesia local. O dispositivo é inserido abaixo da pele do braço da mulher, no espaço subepidérmico. Uma vez inserido, não precisa de nenhum exame para confirmar seu efeito.

Posicionamento

Limpeza da Área

Anestesia

Inserção do Im pla non
É comum que no local da inserção fique dolorido e forme um hematoma roxo nos dias seguintes.
O implante anticoncepcional começa a liberar hormônio no organismo imediatamente. Caso tenha sido inserido no primeiro dia do período menstrual, a contracepção já está garantida. Mas se a inserção for apenas depois, é necessário esperar 5 dias para garantir seu efeito.
O Implante Anticoncepcional é para mim?
Na escolha do método anticoncepcional não existe certo ou errado. Existe melhores adaptações, que caibam na vida da mulher. Tentar ajustar os efeitos não contraceptivos dos hormônios às suas necessidades é uma opção. Como por exemplo, mulheres com muitas espinhas se beneficiarão de pílulas anticoncepcionais com ação mais antiandrogênicas. Mulheres que esquecem de tomar as pílulas todos os dias, se beneficiarão de métodos de longa duração como os DIUs e implantes.
O implante beneficiará mulheres que têm ciclos irregulares ou com fluxo menstrual muito alto e que sofrem com cólicas menstruais mais intensas.
Em muitos casos, a mulher com o chip anticoncepcional não menstrua.
Quanto tempo dura o Chip Anticoncepcional?
O chip anticoncepcional tem duração de três anos, considerado atualmente como o método contraceptivo mais eficaz, com prevenção semelhante a laqueadura e vasectomia.
Após os 3 anos, é necessário a retirada do implante. A técnica para remoção é bastante simples. Também é feita no consultório, com anestesia local. Caso a mulher queira, no mesmo momento pode ser retirado o implante vencido e inserido um novo.
O principal motivo para retirada do implante anticoncepcional antes do tempo é a má adaptação por pacientes que foram mal orientadas por seus médicos sobre efeitos colaterais.
Sangramento de Escapes
O efeito colateral mais trazido como queixa pelas mulheres que usam o chip anticoncepcional são os sangramentos de escape.
São sangramentos em pouca quantidade, escurecidos, que parecem com uma borra de café. Geralmente é visto no papel higiênico ou como uma sujeirinha na calcinha. Dificilmente vão causar sangramentos em grande quantidade.
Diferente do período menstrual, em que você já sabe quando o sangramento costuma vir, os escapes ou spottings vêm de forma não programada. Além disso, possa ser que ele dure de dias a semanas. Isso pode prejudicar a qualidade de vida da mulher.
É difícil predizer quem terá escapes ou não. Eles podem aparecer durante um período inicial de adaptação e depois melhorar, mas também podem permanecer durante todo o período de uso do implante.
A melhor forma de evitar que esse efeito colateral desencoraje o uso do implante anticoncepcional é o conhecendo. Saber dessa possibilidade aumenta a adesão das mulheres ao método, pois elas já sabem que os escapes podem vir a acontecer.
Importante compreender que os spottings não significam falha ou diminuição da eficácia contraceptiva do método. Mas que podem ocorrer por uma descamação do endométrio atrofiado e pela ação de metaloproteinases.
Chip Anticoncepcional Engorda?
Os principais efeitos colaterais associados ao implante de Eto no ges trel são: (1) a parada da menstruação (considerado positivo para a maioria das usuárias); (2) sangramento uterino em escapes; (3) acne; (4) dor de cabeça e (5) ganho de peso.
Importante lembrar que o ganho de peso aqui não está relacionado ao ganho de gordura, mas sim a uma retenção hídrica, causada pela progesterona e que, assim como os outros efeitos colaterais, costumam melhorar após um período de adaptação de 3-6 meses.
Quem usa Implante Anticoncepcional pode engravidar depois?
Seu efeito é totalmente reversível, ou seja, quando retirado, a mulher pode engravidar normalmente.
Chip Anticoncepcional é caro?
O preço do implante contraceptivo está hoje entre R$ 800-1000 (janeiro/2024). Apesar do custo inicial ser mais caro quando comparado com outros métodos contraceptivos, a longo prazo, se mostram bastante custo-efetivos, já que um implante vai durar até três anos.
Caso tenha plano de saúde, é interessante pesquisar junto à operadora se há a cobertura do dispositivo. A compra pode ser feita diretamente pela paciente ou pelo médico.
Antes de decidir sobre seu método contraceptivo, escolha uma ginecologista experiente no assunto e converse, esclareça suas dúvidas e definam juntas o melhor para você.
Se quiser saber mais sobre o implante anticoncepcional e o valor para inserção, agende uma consulta com a Dra Carolina, especialista em Ginecologia e Obstetrícia em São Paulo – SP.
DRA CAROLINA LEMOS
Ginecologista em São Paulo - SP
Dra. Carolina Lemos é uma ginecologista e obstetra que valoriza confiança e informação. Sua abordagem leve e acolhedora transforma consultas em ambientes agradáveis. Especialista em cirurgia minimamente invasiva, foca em cuidados personalizados para a saúde feminina.
CRM SP 204509 - RQE 108607
Agende sua ConsultaCONHEÇA OUTRAS ESPECIALIDADES
Explore as demais especialidades da Dra. Carolina Lemos.
Cirurgia de Cisto no Ovário: Ooforectomia e Ooforoplastia
Tipos de cisto e tumores de ovário e suas indicações cirúrgicas.
Consulta Ginecológica de Rotina
A consulta ginecológica envolve a saúde e bem-estar da mulher. Entenda o que deve fazer parte do check up ginecológico.
Histerectomia Laparoscópica em São Paulo
Conheça mais sobre a cirurgia de histerectomia, indicações e a videolaparoscopia ginecológica
Histeroscopia Cirúrgica em São Paulo
Saiba como é feito e para que serve a histeroscopia cirúrgica!
Implante ou Chip Anticoncepcional
Conheça as indicações, como funciona e efeitos colaterais
Inserção de DIU
Conheça mais sobre os DIUs hormonais e de cobre. Veja como é o processo de inserção.
Laser Íntimo em São Paulo
Conheça mais sobre o laser íntimo e vaginal.
Miomectomias e tratamento para mioma uterino
Entenda sobre a miomectomia e outras opções de tratamento
Tratamento com Especialista em Endometriose
Conheça os Sintomas, Tratamento e Cirurgia de Endometriose
Tratamento para HPV e Verrugas Genitais
Saiba mais sobre o tratamento para verrugas genitais por HPV.
Tratamento para Pólipo Uterino
Conheça os Sintomas, Tratamento e Cirurgia de Pólipos Uterinos